Sobre os cogumelos

Flor

Ao contrário do que pensamos, os cogumelos não são plantas. Não são do reino vegetal porque não têm fotossíntese. Sequer são do reino animal. Eles são, na realidade, muito próximos dos vegetais. São organismos que vivem no subsolo exercendo a função de lixeiros da natureza pois se agregam a vegetais em decomposição. São, portanto o último elo da cadeia da vida. Sua existência é muito importante para a manutenção do eco-sistema de qualquer bosque.

Alguns destes organismos produzem ciclicamente frutos que afloram na superfície. São os cogumelos.

Por sua natureza misteriosa eles sempre aparecem em lendas e mitos.

Para os faraós egípcios, era a planta da imortalidade. Súditos e escravos não podiam colher nem comer cogumelos. Júlio Cesar proibiu, por decreto, que os soldados do império romano os comessem. No mesmo decreto ele incentiva nobres e comandantes a comerem cogumelos.

Quando um tipo novo de cogumelo era oferecido aos nobres, um escravo era designado para "provar" a nova iguaria. Nada de desagradavel acontecendo ao escravo os nobres iniciavam seus banquetes.

Nos sítios arqueológicos situados nos lagos italianos e suiços já foram encontrados inúmeros testemunhos que os cogumelos tinham um lugar importante na dieta das populações neolíticas das palafitas.

A nobreza européia nunca permitiu o comércio de cogumelos nas feiras e seu consumo era uma prerrogativa dos nobres. Durante a idade média os bosques com abundância de cogumelos eram os locais onde procuravam as bruxas.

Trio

 

 

 

 

 

 

Tipos

Entre os cogumelos cultivados mais conhecidos temos o champignon de Paris, o pleurotus, o Shitakee o Shimeiji. Os cogumelos mais nobres e saborosos nunca foram domesticados. Não podem ser cultivados, sendo colhidos diretamente no terreno selvagem por ocasião de sua floração no verão e outono. Entre estes temos o tartufo branco, o tartufo negro e o Porcini.

Seleção

 

 

 

 

 

 

Sobre nutrição

Não foi sem razão que os povos neolíticos consumiam cogumelos em grande quantidade pois eles são um alimento completo.

Eles Contém entre 80% a 90% de água, açucar, amidos e proteínas em quantidades comparáveis às verduras. Seu valor nutritivo mais importante reside na imensa quantidade de proteína.

Os cogumelos contém mais proteína do que leite, frutas, hortaliças e muitos legumes. Tem 42 kcal para cada 100 gramas de cogumelos. O leite tem 65 kcal e a carne de boi 100 kcal.

Contém, ainda muitos sais minerais e vitaminas B1, B2, D e E. A maior concentração de potássio e ferro em alimentos é justamente no cogumelo porcini seco.

Há séculos é chamado na Italia de "carne dos pobres".

Funghi Secchi Porcini

hidratado

O cogumelo porcini tem vida útil, depois de colhido de poucos dias, resiste menos de uma semana ainda que mantido em ambiente refrigerado. Há séculos que eles são desidratados e assim, prolongando bastante seu prazo de utilização. Não é aplicado nenhum tipo de aditivo quimico ou industrial. Após a colheita silvestre, os cogumelos são fatiados e postos a secar. Todas as suas qualidades de sabor, aroma e nitritivas são mantidas.

São conhecidos no mundo da gastronomia como FUNGHI SECCHI PORCINI.