Sobre o açafrão

O açafrão em pó resulta de um processo artesanal de separação dos pistilos das pétalas da flor da planta açafrão. São necessárias 70.000 flores para se ter um quilo de açafrão.

Flor

Pelo seu sabor e sua cor, há séculos o açafrão é considerado o rei das especiarias também devido a suas características afrodisíacas. É muito empregado na gastronomia mediterrânea.

O uso do açafrão remonta à mais alta antiguidade. Autores tais como Homero, Plínio ou Virgílio o mencionam em seus manuscritos. Os egípcios e os hebreus usavam açafrão não somente para aromatisar ou colorir seus alimentos com também em festas e cerimonias religiosas. O mesmo ocorreu na India e na Pérsia.

Pesquisas e documentações mostram que nos pés das Montanhas de Zagros, no Irã, são as terras originiais do açafrão. Os registros mais antigos sobre o uso do açafrão vem do período conhecido como a era aquemênida, onde todos os produtos alimentares que foram utilizados na cozinha dos palácios foram catalogados. De acordo com essas inscrições, um quilo de açafrão era utilizado diariamente na cozinha de um palácio.

Trio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O açafrão, devido à sua cor forte e marcante também era usado para tingir tecidos como a seda, e, por suas propriedades aromaticas, foi usado na fabricação de incensos. Os árabes o introduziram na Europa, precisamente na Espanha, em meados do século XIV, onde se tornou reconhecido como o ouro vegetal.

Tipos de Açafrão

Negin

Negin Sargol : Negin pertence a uma nova variedade de açafrão que é mais longo e mais grosso do que o açafrão comum.

 

 

 

All Red

Sargol (ALL-RED) : tipo de açafrão é puro e contém o estigma sem o estilo. Este 105 kg de flores de açafrão produz 1 kg de açafrão sargol.

 



Pushal Pushal Negin : Pushal Sargol é um híbrido que produz açafrão, que é mais longo e mais grosso do que o açafrão comum.

 

 

 

Manchado

Pushal ( Manchado) : Este tipo de açafrão contém os estigmas com um estilo 3-5mm. 101 kg de flores de açafrão produz 1 kg de açafrão pushal.

 

 

Daste

Daste (em cachos) : Este tipo de açafrão contém o estigma com todo o estilo.

 

 

Arranjado

Arranjado : Este tipo de açafrão contém apenas o arranjo, sem o estigma.

 

 

Composição botânica

O nome científico para o açafrão é Crocus sativus. É tão bulboso quanto aservas uma planta. A vida útil da planta de açafrão é de 7 a 10 anos. O bulbo de castanha da planta açafrão pertence à família de rizomas. Cada bulbo cresce em 6-9 finas, folhas de ervas. O pistilo da flor de açafrão é no centro e contém o ovário amarelado, arranjo fino crescendo por dentro. As flores de açafrão têm brilho, estigmas vermelhos que são de 20 a 30 milímetros de comprimento. O estigma é a parte comestível e comercial da iguaria. O estigma tem muitos componentes químicos, tais como: carboidratos, minerais, vitaminas, pigmentos (especialmente crocin), essência (especialmente safranal) e aromas (especialmente picrocin).

O uso do açafrão

Açafrão é usado como tempero em muitos produtos da culinária:

Os produtos alimentares, como a margarina, salsichas, pó de bolo, e muitas sobremesas.
Produtos lácteos, como manteiga e queijo. Açafrão é usado também em doces, balas, sorvetes, geléias, bebidas, vinho, frango, arroz, frutos do mar, sopa, pão, bolo.

Os árabes usam o açafrão para preparar um tipo de chá chamado "café árabe". Índios usam açafrão para a preparação de um prato chamado Biryani. Italianos e suíços utilizam o açafrão para a preparação de pratos como Risoto. Espanhóis utilizam para a preparação de paellas. Alemães e ingleses usam açafrão para a preparação de bolo de açafrão.

Devido às suas outras propriedades, açafrão também pode ser usado para fins médicos, tais como:
• Ajuda na digestão, fortalece o estômago e é anti-timpanismo
• O desejo sexual
• Analgésico, especialmente para as dores de cólicas e combate à gengivites
• Ajuda no tratamento de tumores e reagente contra as células cancerosas.